Redução das Doses Terapêuticas

Algo que se deseja nas terapias antiretrovirais é a diminuição da sua toxicidade bem com a redução de efeitos secundários.
Algo pertinente e que se está a estudar actualmente graças a investimentos feitos nesta área através do programa de investigação ENCORE (Avaliação de novos conceitos de optimização da eficácia dos retrovirais) é a redução da quantidade de medicamentos tomados pelos pacientes sem que esta afecte a eficácia dos mesmos em relação à supressão da replicação viral.
Existem indícios de que certos medicamentos antiretrovirais tais como o Efavirenz, zidovudina (AZT), lamivudina (3TC), atazanavir e Kaletra, poderiam manter a mesma eficácia utilizando doses mais baixas.
A Universidade de Nova Gales do Sul na Austrália, está a efectuar ensaios clínicos com vista a demonstrar que doses mais baixas são tão eficazes como as doses actualmente em uso.
Para além das vantagens económicas para os governos, que com doses mais baixas poupariam milhões na compra de medicamentos, uma menor toxicidade iria certamente dar mais qualidade de vida aos doentes e reduzir os riscos de desenvolvimento de novas patologias hepáticas, cardíacas, renais entre outras.
O programa de investigação ENCORE está a inscrever pacientes na Europa, Ásia, Austrália e América e seguirá os pacientes durante 96 semanas, esperando-se resultados em 2013.
Os estudos ENCORE 2 e 3 avaliarão os perfis fármaco cinéticos das doses reduzidas em voluntários não infectados pelo HIV e os resultados dos mesmos servirão para avaliar se vale a pena continuar a investigação e efectuar ensaios clínicos com um número maior de participantes infectados com o HIV.
Estes estudos são desejados e bem-vindos e esperemos que às organizações não governamentais que financiam estudos como este, se juntem os governos de todo o mundo num esforço para encontrar soluções que visem uma optimização dos tratamentos e possam levar eventualmente os investigadores a qualquer descoberta inesperada.

2 comentários:

Fatyly disse...

e todos deveriam (e acho que dão) dar as mãos "num esforço para encontrar soluções" e mais dia menos dia teremos a "descoberta inesperada".

Um abraço

Alexa disse...

Espero que sim que todas as farmceuticas se unam para a melhoria de vida e a longevidade dos doentes.
Abraço