Nevirapina-Uma toma diária

A Nevirapina é um medicamento Não Nucleósido Inibidor da Transcriptase Reversa, muito usado nas terapias anti retrovirais TARGA, de primeira linha e foi aprovado pela EMEA, para ser utilizado em duas tomas diárias de 200 mg.
Estudos recentes comprovam que este medicamento pode ser tomado uma vez ao dia com uma dose de 400 mg, mantendo a sua eficácia na supressão da replicação viral.
Um dos requisitos, para tomar o medicamento uma vez ao dia é que o organismo do doente o tenha tolerado bem nas duas tomas diárias durante um período de 12 a 18 semanas.
Consideram os especialistas que efectuaram estes estudos que é seguro administrar o medicamento uma única vez ao dia.
No estudo a toxicidade hepática e o aumento do ALT/AST de grau 3 ou 4, verificaram-se que 97,4% das pessoas que tomavam medicamento uma vez ao dia, e 99,3% das pessoas que o tomavam duas vezes ao dia, não sofreram aumentos de grau 3 ou superior.
Ensaios clínicos anteriores como o SCAN ou o VIRGO, concluíram que não havia diferença no que diz respeito à toxicidade hepática na toma única diária em relação a duas tomas diárias.
É mais um passo em frente no que diz respeito à simplificação das terapias antiretrovirais em terapias que incluem este medicamento e que são desejáveis para uma melhor adesão por parte dos doentes.

2 comentários:

Fatyly disse...

Mais um passo na simplificação das terapias...e outros se seguirão em breve para bem de todos os infectados.

Desconhecia e gostei de ler.

Beijocas

Unknown disse...

Estive por aqui aprendendo um pouco com voce!! Abraços Ademar!!