A IGREJA NÃO SABE NADAR


De regresso ao Vaticano o Papa acaba a sua viagem evangelizadora a África. Banhos de multidões e até mortes por asfixia de fieis que queriam assistir à missa papal e que se aglomeravam à entrada dos estádios onde o evento se realizava. Sobre estas mortes não ouvi sequer uma palavra da boca do Papa. Ouvi que lhe tinham escondido a ocorrência, mas se eu e tantos outros tomámos conhecimento do ocorrido como se pode esconder algo que é revelado pelos meios de comunicação social. Será que também lhe escondem a mortandade em relação às mortes causadas pela SIDA?
Certo é que a igreja em questões de sexualidade e SIDA, está a meter água , muita água e o pior desta inundação é que a igreja não sabe nadar. O celibato poderá até ser aceite pelos membros do clero, embora me choque que esse celibato jurado e não cumprido por muitos clérigos faça vitimas muitas delas crianças em acções pedófilas, para além de destruir famílias e casamentos deitando em descrédito as doutrinas proclamadas pela igreja.
De volta a casa, era desejável uma reflexão sobre as politicas da igreja em relação ao preservativo e ao modo de como a igreja vê a sexualidade. Isso não vai acontecer pois outros assuntos terão prioridade na Igreja Estado e eventualmente poderão ser mais comedidos em falar publicamente sobre o preservativo, mas nada mudará. Os milhões de crentes católicos continuarão a seguir as suas vidas e a não respeitarem as linhas traçadas pela igreja mas isso é pouco importante para as chefias, à semelhança das politicas e políticos dos estados nações assumidos, em que as promessas sociais e para o bem do povo não são para cumprir, mas apenas algo para que o povo ponha a sua cruz no papel do voto carregando o madeiro da pobreza e de uma vida miserável em suas costas.
A cruz que Cristo carregou em suas costas, feita pelos homens e dita como libertadora é agora trazida de novo à ribalta e com uma produção industrial em série para que todos possam ter a sua. A humanidade dispensa mais cruzes (como a da SIDA) enviadas pela igreja, pois já chega a pobreza a fome e a miséria, num mundo que tem capacidade para que todos pudessem viver em abastança não fosse a ambição desmedida do bicho homem, que não ama o seu próximo nem protege os desfavorecidos pela sorte.
A igreja é necessária para ensinar o amor, a bondade, o fim das guerras e para criar um homem novo. Certamente o que menos precisamos é uma igreja a contribuir para o sofrimento humano com o custo de muitas vidas.
A igreja está a meter água e não tem consciência de que não sabe nadar .

4 comentários:

Fatyly disse...

Acompanhei apenas os discursos ou homilias (não a missa em completo)e passagem dele pelas ruas da minha cidade berço que ainda as sei de cor.

"Sobre estas mortes não ouvi sequer uma palavra da boca do Papa."
Não, Raul, o papa perante milhões na "cidadela" apresentou as condolências às famílias e amigos e inclusivé disse que lamentava a ocorrência ter sido provocada para o verem e estarem com ele e assistirem à missa.
O seu a seu dono:)

Todos sabemos o que ele disse ainda dentro do avião e a chegar aos Camarões.
Em Angola, mais concretamente em Luanda não o voltou a repetir, talvez por não ser burro e ter visto, que apesar de defender a "idologia da sua igreja", não seria oportuno repetir a mesma calinada. Os discursos foram direcionados para uma política mais humana, um pais que precisa de se erguer etc, etc, etc. e que a mulher tem um papel fundamental na sociedade angolana. Este foi dito na missa só com mulheres na Igreja de Stº.António, no Bairro do Cazenga-versus-Cuca, que também deves recordar:)
Tudo aquilo, ou seja a ida do pápa a terras de...não me diz nada, mas por ser angolana, sei, porque também o sou, a maioria esmagodora do povo é católico mas professa como bem entende e sida propaga-se pela falta de "meios no serviço de saúde" porque EDuardo Santos durante anos e anos preferiu investir no seu ego e no da sua familia do que em prol de um povo.
Hoje há sinais de mudança sim senhora e para melhor, mas ainda há muito que fazer e já não estarei cá para ver e dizer da minha justiça.
A Igreja Católica está caduca - "está a meter água e não saber nada iééééé" - mas felizmente que há muitos jovens padres, missionários ou leigos que à revelia dos "velhos do Vaticano" tudo fazem para colmatar o HIV (distribuem e aconselham preservativos) o actual surto de raiva e da malária-versus-palodismo e tuberculose (doeças que afectam igualmente Portugal).
Sinceramente não gosto deste pápa nem de quem o rodeia, não suporto o pároco da minha paróquia, mas aí só vai e ouve quem quer, o que já não acontece com os políticos governantes que os temos que aguentar...até um dia em que rebentarmos né?

Subscrevo tudo o que dizes...porque de facto a igreja, igrejas ou outras comunidades em prol do seu semelhante, são necessárias para ensinar o amor, a bondade, o fim das guerras e para criar um homem novo...e não a postura irreal, demagoga e hipócrita da Igreja Católica sobretudo rodeada de um "fausto gritante e revoltante".

Uma beijoca sincera e desculpa a extensão:)

Alexa disse...

Querido raul
A igreja tem uma certa tendência para meter água neste
em muito outros assuntos.
Este papa ainda é mais retrogado. Não sinto grande optimismo em relação à igreja Católica cada vez mais fechada cada vez mais hipocrita.
Jesus pregava o amor , a igualdade a partilha,o amor pelo próxima. Sabes o que vem escrito na Biblia "é mais fácil um camelo entrar num buraco de uma agulha do que entrar no reino dos céus".
Pensa só no que aconteceria se ele voltasse à terra outra vez.

beijos
grandes

sideny disse...

Raulito

Além de ser bem velho o papa e de dizer só barbaridades, mete agua e de que maneira.

Sera que nâo haverá homens mais novos e com a mente mais aberta
que dêem bons e sabios conselhos, as pessoas.

Que estejam informados sobre as doenças, a miseria que existe no mundo, que eles teimam em nâo querer ver.
E assim se continua a meter agua e de que maneira.
Beijocas

Biby disse...

OLá Raul!
Fiquei triste com os comentários do Papa! Aliás não sei porquê mas não simpatizo com ele.
Quanto ao uso do preservativo o Papa deveria estar calado. SE ele fosse a aplicar as regras da igreja a 100%, então todas as mulheres que tomam a pilula seriam escumungadas!Se juntassemos a essas os que usma preservativo então quase ninguem sobrava para ir á missa.
A igreja catolica já cometeu muitos erros... este é mais um...
Beijinhos
BIBY