Redução de Riscos - Doenças cardiovasculares e cancro

Um estudo defende que a prática de exercício físico pelo menos 30 minutos por dia não só previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como reduz para metade o risco de cancro.A pesquisa, publicada recentemente pelo "British Journal of Sports Medicine", indica que, quando uma pessoa pratica desportos de média ou alta intensidade, o consumo de oxigénio aumenta e ajuda o corpo a combater diversos tipos de doença, entre elas o cancro. Para chegar a essa conclusão, uma equipa de investigadores das universidades finlandesas de Kuopio e Oulu acompanhou por quase 17 anos os hábitos de vida de mais de 2.500 homens adeptos de práticas desportivas e que tinham entre 42 e 61 anos de idade. Do total dos participantes do estudo, 181 morreram na sequência de algum tipo de cancro. Os mais frequentes foram de pulmão, próstata, cérebro, na região gastrointestinal e os linfomas. Ao longo da pesquisa, os cientistas estudaram os hábitos desportivos dos voluntários para determinar, em unidades metabólicas (MET), qual a quantidade de oxigénio consumida durante a prática de exercícios segundo a intensidade do mesmo. Ficou constatado, por exemplo, que a quantidade de oxigénio consumida numa caminhada normal, numa caminhada acelerada e durante o nado é de 4,2 MET, 10,1 MET e 5,4 MET, respectivamente. Em média, a quantidade de oxigénio consumida por todos os voluntários nos seus exercícios era de 4,5 MET, dedicando 66 minutos a actividades físicas. No entanto, 27% deles não dedicavam meia hora de seu dia à prática de desporto. Com esses dados, os investigadores concluíram que um aumento de 1,2 MET na quantidade de oxigénio consumida durante exercícios reduz os riscos de cancro, especialmente de pulmão e na região gastrointestinal. Durante o estudo, os cientistas avaliaram outros factores exógenos, como a idade, o consumo de álcool e tabaco, a alimentação e o índice de massa corporal.

Reprodução Autorizada de Post informativo no blogue "É só mais um bocadinho", que achamos ser de interesse para os nossos leitores.

2 comentários:

sideny disse...

Raul

Calculava que fizesse bem.

Tenho de começar a fazer caminhadas

:)

beijocas

Fatyly disse...

Embora não frequente ginásios por mil e um motivos, mas o principal é o "cheiro" (pobres coitados `que iam à falência se todos fossem como eu) a minha vida diária é preenchida de tantos movimentos que a minha médica já disse: caminhar uma hora por dia? tu és doida? e tem razão, vou comprar um conta quilómetros para ver quantos faço por dia, para além do step.by.step num sob e desce de escadas:)

Agora que a ginástica faz bem lá isso faz, embora aconselhe sempre antes de...consultar o seu médico!