INIBIDOR DE MATURAÇÃO DO HIV

O Bevirimat, um fármaco em desenvolvimento pertencente a uma nova família de retrovirais que actua na fase de maturação do vírus e cuja investigação havia sido suspensa, está de novo a ser desenvolvido com um novo ensaio de fase IIb.
A ter sucesso poderá ser mais uma arma no combate ao HIV, que tanta falta nos faz.
A maturação viral é a última etapa na replicação do vírus na célula hospedeira que foi infectada, incluindo o processamento de proteínas vitais que o tornam capaz de infectar novas células. Se este processo de maturação for bloqueado com sucesso o novo vírus não tem capacidade infecciosa e consequentemente não conseguirá reproduzir-se de novo.
É mais uma barreira à replicação viral evitando assim a destruição do sistema imunitário através da cadeia de reprodução que acontece sempre que os novos vírus deixam as células cd4 que infectaram e de cuja maquinaria genética se aproveitaram para uma vez maduros infectarem novas células.
Embora o desenvolvimento do medicamento esteja a ser problemático, devido ao facto que nos ensaios anteriores acontecia em certas pessoas ser extremamente eficaz na redução de cargas virais, enquanto que noutras infectadas por vírus com certos padrões genéticos polifórmicos, o medicamento era ineficaz.
Pensa-se numa nova formulação do medicamento, no entanto nas pessoas cujo vírus é sensível ao fármaco ele demonstrou ser bastante potente no combate ao vírus.
A Myriad, companhia que comprou os direitos para continuar a desenvolver a molécula , está a desenvolver também um teste algorítmico genótipico que poderá predizer a resposta do fármaco aos diversos sub-tipos de vírus, evitando assim o seu uso indevido em doentes não respondedores.

Sem comentários: