
O filho de um amigo meu com 6 anos perguntou-me o que era isso da SIDA. Fiquei pensativa... Como explicar por palavras simples a uma criança pequena algo tão complexo como a infecção VIH/SIDA. De repente recordei-me de uns desenhos animados da minha infância chamados “Era uma vez a vida” ... e respondi-lhe:
Dentro do nosso corpo existem policias (CD4) que são responsáveis pela defesa do nosso organismo. De vez enquando entram no nosso corpo uns bandidos (que podem ser vírus, bactérias, parasitas ou fungos) e andam à luta com os polícias. Um desses bandidos é um vírus chamado VIH, ele pode entrar dentro do nosso corpo de várias maneiras, e após a sua entrada começa a fazer estragos e a destruir tudo por onde passa.
Quando o nosso organismo fica muito debilitado dizemos que entrou em fase de SIDA ou seja os bandidos estão a conseguir vencer a polícia.
Os nossos polícias são muito fortes e tentam de todas as maneiras matar o bandido VIH só que ele é muito esperto e consegue escapar, esconder-se e reproduzir-se. Enquanto a nossa polícia anda preocupada atrás do VIH outros bandidos aproveitam-se disso e começam também eles a fazer estragos na nossa saúde são as chamadas doenças oportunistas... Com tantos ataques o organismo adoece gravemente e a pessoa pode morrer.
-E não há comprimidos para matar o VIH?
- Os comprimidos não conseguem matar todos os bandidos mas conseguem mantê-los mais ou menos controlados e permitem que os nossos polícias recuperem as forças para continuar a batalha.
-E como é que o VIH entra no nosso corpo?
O VIH é um bandido muito particular, ele só entra dentro do organismo quando entramos em contacto com sangue infectado, através de relações sexuais sem protecção e de uma mãe infectada para o bebé. Não existe mais nenhuma forma de contágio por isso podes conviver no dia-a-dia com outras pessoas infectadas, brincar com elas, dar-lhes beijinhos, almoçar com elas, nadar na piscina... não há problema.
No teu dia-a-dia apenas tens de ter o cuidado de não tocar em sangue de outras pessoas. Se vires por exemplo um colega da escola a sangrar deves chamar de imediato um adulto e não tocar no sangue sem luvas.
-E existem meninos e meninas com o VIH?
-Existem sim. Como te disse o VIH pode passar da mãe para o bebé durante a gravidez, no parto ou quando a mãe dá de mamar ao bebé. Mas hoje em dia os médicos já sabem como fazer para o evitar.
Dentro do nosso corpo existem policias (CD4) que são responsáveis pela defesa do nosso organismo. De vez enquando entram no nosso corpo uns bandidos (que podem ser vírus, bactérias, parasitas ou fungos) e andam à luta com os polícias. Um desses bandidos é um vírus chamado VIH, ele pode entrar dentro do nosso corpo de várias maneiras, e após a sua entrada começa a fazer estragos e a destruir tudo por onde passa.
Quando o nosso organismo fica muito debilitado dizemos que entrou em fase de SIDA ou seja os bandidos estão a conseguir vencer a polícia.
Os nossos polícias são muito fortes e tentam de todas as maneiras matar o bandido VIH só que ele é muito esperto e consegue escapar, esconder-se e reproduzir-se. Enquanto a nossa polícia anda preocupada atrás do VIH outros bandidos aproveitam-se disso e começam também eles a fazer estragos na nossa saúde são as chamadas doenças oportunistas... Com tantos ataques o organismo adoece gravemente e a pessoa pode morrer.
-E não há comprimidos para matar o VIH?
- Os comprimidos não conseguem matar todos os bandidos mas conseguem mantê-los mais ou menos controlados e permitem que os nossos polícias recuperem as forças para continuar a batalha.
-E como é que o VIH entra no nosso corpo?
O VIH é um bandido muito particular, ele só entra dentro do organismo quando entramos em contacto com sangue infectado, através de relações sexuais sem protecção e de uma mãe infectada para o bebé. Não existe mais nenhuma forma de contágio por isso podes conviver no dia-a-dia com outras pessoas infectadas, brincar com elas, dar-lhes beijinhos, almoçar com elas, nadar na piscina... não há problema.
No teu dia-a-dia apenas tens de ter o cuidado de não tocar em sangue de outras pessoas. Se vires por exemplo um colega da escola a sangrar deves chamar de imediato um adulto e não tocar no sangue sem luvas.
-E existem meninos e meninas com o VIH?
-Existem sim. Como te disse o VIH pode passar da mãe para o bebé durante a gravidez, no parto ou quando a mãe dá de mamar ao bebé. Mas hoje em dia os médicos já sabem como fazer para o evitar.
Colaboração de Isabel Pinto











