
Há algum tempo que trago na ideia redigir um post dedicado a Odele. Não o fazer, representaria um erro irremediável, pelo que me recuso a cometer essa falta perante uma pessoa cuja mensagem de amizade e esperança prolifera pelo mundo fora, todos os dias e em todos os momentos.
Odele é um exemplo de vida perante a adversidade que em 6 de Janeiro de 1998 lhe bateu à porta, através de um acidente ocorrido com sua filha Flávia, cujos cabelos foram sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio ondem moravam, em Moema, São Paulo, Brasil. Consequentemente, Flávia ficou em coma vigil, mantendo-se assim até aos dias de hoje. Flávia tem hoje vinte anos, dez dos quais, permanece adormecida pelo coma vigil em que se encontra.
De um momento para o outro, a vida de Odele sofreu uma transformação em todos os sentidos. Teve de abandonar o seu emprego, para permanecer em casa, dia e noite, para cuidar de sua filha, dependente de apoio em todos os sentidos. Há 10 anos que a Vida de Odele é dedicada à manutenção da vida de Flávia, que recebe todos os cuidados médicos e de sua mãe, para poder viver com a maior qualidade de vida possível. Flávia cresceu adormecida para a vida.
Odele mantém viva a luta para que a Justiça brasileira seja feita. Como em Portugal, a justiça é lenta e alheia a quem foi vitima de um flagelo que lhe retirou a vida activa, determinando também a felicidade desta familia. Inúmeras são também as dificuldades para manter Flávia com todos os cuidados de que necessita, para viver com dignidade. É necessário o apoio diário de Masé, auxiliar de enfermagem, que executa afincadamente o seu trabalho, realizado com todo o amor e dedicação, a esta princesa adormecida. Flávia necessita de cuidados acrescidos com a higiene, com a alimentação, além das sessões de fisioterapia e dos cuidados médicos permanentes.
Odele nunca cruzou os braços, nunca desistiu. Procurou todas as formas possíveis, sempre na tentativa vã de recuperar Flávia do seu coma vigil. Acreditou em tudo. Acreditou em todos. Acreditou em Deus. Na blogosfera, atrávés do blogue Flávia vivendo em coma, cujo "link" se encontra na nossa barra lateral, Odele criou uma corrente de solidariedade, com uma dimensão mundial. Foi e é na blogosfera, que Odele fez e faz amigos todos os dias. De mãos dadas, todos estamos juntos com Odele, visando a manutenção da dor, em prol da causa de Flávia. Em primeiro lugar e acima de todas as coisas, Odele acredita na amizade entre as pessoas.
Odele é uma super mãe e uma super amiga. Adere a todas as causas que promovam a dor e o sofrimento. Odele é solidária com os portadores do VIH, sendo também madrinha de Júlia, uma criança infectada pelo vírus da SIDA.
Não tenho palavras suficientemente claras e ilucidativas que traduzam a grandeza de Odele. Símbolo de coragem, de esperança, de solidariedade, de amor, de afecto, de amizade, de carinho e de uma grande, enorme e imensa humanidade.
Odele inspira-me a cada momento que passa. Porque sou portador do VIH e porque também sinto a dor de estar infectado, ainda que lute por a superar todos os dias, sempre que me encontro triste e desiludido, penso em Odele e em Flávia, e concluo de imediato que nem só na SIDA está a dor. A dor está em todos aqueles que sofrem desmesuradamente, por tempo indeterminado.
Odele, super mãe, mãe coragem, aplaudo de pé o grande ser humano que demonstra ser. Tenho por Si o maior respeito, o maior carinho e a maior admiração. As lágrimas que me rolam pelo rosto teimosamente, são de esperança, para que todos os dias, aqui ou em outro lugar até, a dor possa ser minimizada, a justiça possa ser feita e Odele possa ser recompensada, através do afecto, do carinho e da amizade, que todos temos por si, sendo o seu exemplo, um colírio permanente para a nossa alma e para o nosso espirito.
Simplesmente, gosto muito de Si.