Coragem


A blogosfera caracteriza-se por um universo virtual, onde através de um contacto regular, criamos laços com pessoas, que com a convivência, personificada através da escrita, se promove um espirito constante de ajuda recíproca. Desde que participo no Sidadania, algumas das pessoas que conheci e que com as quais tenho vindo a conviver, deixaram marcas no meu coração.

Coragem é uma das pessoas que me marcou definitivamente, pelo que lhe dedico este post. No seu blog "Riscos de vida" , com o coração condicionado pela dor, pelo sofrimento e pela saudade, relatou a vivência que teve com o seu irmão, portador do virus da SIDA e que infelizmente já não se encontra entre nós.

Como irmã, de corpo e alma, Coragem dividiu a sua experiência real de vida, com todos aqueles, que activamente participam no seu blog. Dividiu a sua dor e obteve amparo. Desabafou e prosseguiu o seu rumo, de cabeça sempre erguida, como mulher de grande carácter que demonstra ser.

A saudade existe e existirá sempre. Com o passar do tempo, a dor causada por uma perda ainda tão recente, será de certa forma apaziguada. A saudade representa a lembrança daqueles que amamos e que amaremos sempre no nosso coração. A saudade existirá sempre e o teu irmão só morrerá quando morrer também a última pessoa que se lembrar dele. Até lá, ele permanecerá sempre vivo no teu coração e no coração de todos aqueles a quem deste a conhecer a sua existência e a sua experiência de vida.

Coragem é um mulher simples, forte e determinada. Precisa de uma vida repleta de sentimentos, mas precisa essencialmente que esses sentimentos assentem numa realidade constante, a realidade da vida. Para Coragem a vida é um desenrolar constante de atitudes, onde as pessoas valem pelo que são na realidade e não por aquilo que demonstram ser em palavras bonitas ou frases feitas.

Eu, infectado pelo VIH, encontro na Coragem, alguém que me dá força e me transmite esperança. Alguém que não me deixa abater, que me aconselha a viver a vida avidamente e que essencialmente me impôe a condição de nunca desistir.

É nesta força que reside a solidez de uma amizade sincera que se constrói a cada dia que passa. A vida de Coragem distribui-se em cascata, por todos aqueles que precisam dela, que gostam dela, que a estimam e que lhe desejam o melhor.

Coragem faz parte da minha terapia perpétua. Sigo-lhe o exemplo para nunca lhe perder o rasto.

Obrigado pelo teu beijo sempre sincero.

35 comentários:

R.Almeida disse...

Coragem
A vivência com o teu irmão e tudo o que sofreu, desde a falta de apoio dos próprios pais até ao ponto em que desistiu de viver,e o grande amor que lhe dedicas perpetuando a sua memória e fazendo com que ele esteja entre nós, merece ser publicada, para que aqueles que a não conhecem, compreendam a verdadeira dimensão da infecção pelo VIH. Quando estiveres preparada para a escrever,o Sidadania terá muito orgulho em guardar nos seus testemunhos esse exemplo de vida.
Um beijo e obrigado pela força que nos dás para proisseguir a caminhada.
R.Rudoisxis

Coragem disse...

Deve ser das poucas vezes na minha vida, que fico literalmente sem palavras, nem sequer para as escrever.
Paulo, isto não se faz, como dizes e bem, sou uma mulher muito simples, e não estou habituada a que falem de mim, para mais de uma forma tão bonita e exacta.

Estou extraordinariamente sensibilizada,não só com a tua atitude, mas da forma como me descreves-te.
Saber-me fazer parte da tua terapia, faz-me sentir util, aliás como só assim sei ir vivendo.

Dou-te um pouco de mim, em cada palavra que te escrevo, faz-me bem, faz-me crescer enquanto pessoa.

Se encontras nessas mesmas palavras amparo, pois garanto que nos ajudamos mutuamente...
Paulo, esta homenagem, foi das coisas mais bonitas, que me fizeram na vida.
Sei que ao te agradecer, não consigo de forma alguma transmitir, o que neste momento sinto, mas eu sei que tu sabes :)

Raul, quero agradecer também as tuas palavras, um dia quem sabe, vou colocar a mão no baú das memóras e escrevo...Este ainda não é o momento.

Que a vida vos vá sorrindo sempre, é o meu desejo permanente.

Um beijo sempre sincero

. intemporal . disse...

Raul
Obrigado por me disponibilizares o Sidadania I e II, onde posso fazer um esboço do que me vai na alma a cada dia que passa.
A Coragem é uma força da natureza, para mim, para ti e para todos os que sofrem ou que anseiam por um conselho, uma palavra amiga ou até um empurrãozinho, para seguir em frente.
Falar da Coragem é falar da esperança; Da coragem para ter esperança e aguardar sempre por dias melhores, que virão com toda a certeza.
Um abraço e obrigado mais uma vez pela tua amizade.

. intemporal . disse...

Coragem
Se existem momentos em que nos sentimos felizes na vida, o momento em que redigi as palavras que te deixei neste post, foi efectivamente um momento muito feliz. Estava premeditada a iniciativa e só poderia ser concretizada.
Quando estamos perante algo que nos faz sofrer, uma palavra amiga, um gesto humano, um olhar atento, uma preocupação por nós, opera milagres.
Quantas noites me deito e penso em ti e na força que dás e acabo por adormecer mais confiante.
Quero viver, ser feliz, mas a realidade é sempre a realidade e todos os dias quando acordo essa mesma realidade ali está, escrita no tecto do quarto, a ver se me estraga o dia à nascença.
Por isto e até por muito mais, que te estou grato, até porque entendes perfeitamente a vivência dos meus dias. Este post é emblemático para mim e motivo de orgulho para este blog, porque prova que é possível fazer amigos verdadeiros e que afinal existem pessoas boas no mundo, no verdadeiro sentido da palavra.
Não tens que me agradecer, tens sim que agradecer a ti própria, todos os dias, o facto de seres quem és, uma pessoa humana, altruista e com muito valor.
Este post encontra-se assinalado em DESTAQUE no SIDADANIA I, sabes porquê? Porque o DESTAQUE és tu, sempre...
Beijo também sempre sincero.

René disse...

A Coragem é uma mulher linda, culta de afeição que pertence àquele estádio de evolução humana que a maioria ainda não atingiu.
Deixo-lhe a minha sincera gratidão porque com pessoas como ela é posssível acreditar na vida.

@ღღ@ disse...

belas palavras
belos sentimentos
gente linda que vocês são.

é bom saber
que ainda ha pessoas com
P muito grande

um beijo a todos
e um especial claro
para a nossa coragem alentejana ;)

Borboleta disse...

É a primeira vez que por aqui "voo" e vim, porque uma amiga me disse sobre este post!

Invadindo um espaço que ainda não me conhece, arrisco a ser o mais sincera possível, (mas também não consigo ser de outra forma).

A Coragem é sem dúvida tudo aquilo que escreveste Paulo! Eu própria senti nos últimos dois dias a força e confiança que ela transmite nas suas palavras. De tal forma que também acabo por ficar mais confiante quando escrevo!

Quanto a ti Paulo, tu também sabes escrever e isso é bom!
Não deixes de o fazer!
Escreve o que te vai na alma, o que se passa na tua cabeça, tudo!

Que se me permitires, serei mais uma a ler e estar por aqui a acompanhar-te!!

Um enorme bater de asas!!

Patti disse...

Para todos os que têm ou tiverem sombras na sua vida, ter alguém onde se apoiar é essencial e para alguns muitas vezes, vital.
Ainda bem que tu Paulo, tenhas sentido esse apoio pela parte da Coragem. Ela de certeza que também se vai apoiando em ti, pois sabe do que falas e compreende-te melhor que ninguém.
Um beijo para todos. É bom irmos conhecendo assim, as pessoas qeu nos rodeiam....

Anónimo disse...

Paulo, faço das tuas palavras neste texto, as minhas.

É assim que também eu aprendi a ler a coragem, mulher simples, verdadeira, aberta a ajudar o próximo.

Não da boca para fora, como existe muita gente, mas nos sentimentos.

Ela é limpa, transparente, como muitos já lhe chamam.

É verdade que ao passar, por um problema, identico, te compreenderá melhor que ninguém.
Mas quantos estão ligados a seropositivos e não o fazem?

Deixo um beijo

Odele Souza disse...

Olá Paulo e Raul,

Fico contente ao ver este post feito para Coragem. Fico contente por ver que as amizades construidas através dos blogs podem se tornar tão fortes que nos servem até de terapias. E isto só acontece porque se percebe através das palavras escritas, a bondade nas intenções, a postura correta, o verdadeiro afeto, o bem querer.....

Deixo pra vocês e pra Coragem, o meu abraço e o meu carinho. E óbvio, vou conhecer Coragem.

Odele Souza disse...

Oi,

Voltei para dizer que está faltando no post o link direto para o blog de Coragem. Ou será que foi eu que não vi...? Bem vou clicar no link aqui nos comentários, mas se estiver no corpo do post fica mais fácil para as pessoas lá chegarem.
Um beijo.

. intemporal . disse...

René
Penso tal qual como tu. A Coragem é única pela simplicidade que a torna soberana.
Uma verdadeira amiga, para sempre.
Abraço

. intemporal . disse...

@nn@
Obrigado pela visita e retribuo o beijo, desta vez abraçado.
Temos sorte em ter a Coragem perto de nós, como amiga verdadeira.
Beijinho

. intemporal . disse...

Borboleta
Obrigado por pousar por aqui...
Fico muito contente e gostaria que por aqui continuasse a pousar sempre quiser.
Este espaço é de todos. Escrevo o que me vai na alma a cada dia que passa o que me faz efectivamente muito bem.
A Coragem é uma força da natureza, de dentro para fora, sempre...
Um enorme bater de asas e fico muito contente com a tua visita.
Obrigado, tá...

. intemporal . disse...

Patti
De facto é vital encontrar alguém, que de braços abertos e mãos estendidas, esteja disposto a dar-nos um abraço.
Na Coragem encontrei esse alguém, com o maior valor.
Desejo que a nossa amizade seja sempre recíproca, caracterizada por um dar e receber constante, pois só teremos a ganhar com isso.
Patti, obrigado pela visita, tenho o maior gosto em tê-la por aqui.

. intemporal . disse...

Caroxa
Palavras para quê? O teu comentário traduz tudo aquilo que também sinto. Coragem é transparência e acima de tudo amizade.
O facto de Coragem estar ligada empiricamente à SIDA, que lhe bateu à porta, através de seu irmão, ajuda-la-á melhor e entender e aceitar a patologia. No entanto, mesmo que tal não tivesse sucedido, Coragem seria sempre aquela amiga verdadeira que é muito bom poder conquistar.
Caroxa, obrigado pela visita.
Um beijo

. intemporal . disse...

Odele,
Quando me disse um dia que o que mais a conquista na vida é a amizade que existe entre as pessoas, fiquei a pensar... De facto, tem toda a razão. Aqui, na blogosfera já fiz amigos verdadeiros dos quais ODELE e CORAGEM são disso exemplo.
Existe um link para o blog de Coragem no Sidadania I, na barra lateral direita, onde se encontram os blogs galardoados. O Blog de Coragem já foi galardoado pelo Sidadania, há uns meses atrás. No entanto, vou assegurar que este post tenha um link directo ao RISCOS DE VIDA, que vale a pena visitar todos os dias, pois Coragem está sempre por lá, disposta a supreender-nos.
Um beijinho para si e outro... do tamanho do mundo para Flávia.

sonhos disse...

Que a coragem e a força não falte a cada amanhecer.

Parabêns à coragem pela pessoa que mostra ser pena não haver mais o mundo seria bem melhor.

beijinhos de coração.

Olá!! disse...

A Coragem é "sinónimo" do nick que usa, assim como vocês Paulo e Raul, são fonte de inspiração para muitos que sofrem em silêncio.

Parabéns por estarem aqui, por serem e darem com o coração.

Beijosssssssss

meu cantinho disse...

olá raul e paulo.
já vos li agora devo confessar (e porque gosto de ser honesta)raramente vos visito não por vossa causa nas sim porque sinto que nada faço para merecer o vosso carinho.
Penso que uma pessoa ao dizer que é solidaria colocar o voço link no blog não chega deveria ser feito mais , mas o que ??
Pergunto eu ,não sei ...
e é so por esse motivo.
Em relação ao poste leio a nossa AMIGA já a muito tempo muitas vezes vou buscar nas suas palavras a coragem que me falta para a minha vida , é uma mulher de coragem sim uma mulher com um M GRANDE .
Por isso tenho que vos agradecer esta palavras ditas aqui para ela porque no fundo todos nos que a lemos gostariamos de lhe dizer um dia .

um bem acha para voçes um beijo e um abraço

PAULA

Silvia Madureira disse...

Olá:

Gostei de ler a tua Coragem...ela reflecte-se em cada palavra.

Para além da coragem há algo que também se reflecte...a tua capacidade de dar, amar e olhar o mundo com sensiblidade...a imagem em baixo da "Bela Adormecida" prova isto tudo.

beijo

. intemporal . disse...

Sonhos
Parabéns à Coragem pelo ser humano que é.
Todos os dias a força, a coragem e a determinação são necessárias para enfrentar os desafios que se nos deparam, ao virar de cada esquina.
Beijinhos.

. intemporal . disse...

Olá
De facto a Coragem é sinónimo do nick que adoptou e ainda bem...
Estamos sempre aqui, apoiando na forma de como o sabemos fazer, sempre com o intuito de auxiliar aqueles que sofrem e que, infelizmente, são muitos no mundo.
Beijossss

. intemporal . disse...

Paula
Fico muito contente com a sua honestidade e concordo plenamente consigo que ser solidário não é só sê-lo da boca para fora.
No entanto, considero que ao visitar-nos regularmente, ao comentar os nossos textos, ao exprimir a sua opinião estará a ser efectivamente solidária connosco e com todos aqueles que encontram no Sidadania, factos com os quais se identifiquem. Por isso, mais não lhe será pedido a não ser a sua presença e colaboração, que se enquadrará perfeitamente na filosofia e objectivo do blog.
Quanto à Coragem, palavras para quê. Está tudo dito e sentido... É uma amiga a valer, para o que der e vier...
Fico na expectativa das suas futuras visitas.
Um beijo abraçado.

. intemporal . disse...

Silvia
A coragem é isso mesmo, um espelho que reflecte a sua própria imagem, real, sentida.
No Sidadania, honramos as pessoas que são inquestionavelmente transparentes.
Honramos também aqueles que sofrem, pela adversidade da vida, como o caso de Flávia, que permanece em coma há 10 anos e a quem lhe foi roubada a vida.
Honramos sua mãe Odele, que permanece na expectativa de que se faça justiça e que sofre a cada dia que passa por ver sua filha assim.
Honramos todos aqueles que vierem por bem, que sofram, que necessitem de um abraço, uma palavra amiga, de um sentido para a vida.
Beijo

Fatyly disse...

Paulo
Li este teu belo "presente" a Coragem, bem como todos os comentários.
Faço de vós um livro de vida, pego nele com carinho e sentada no chão de areia da minha cubata, penso, releio, sinto, releio, choro, levanto-me e digo: abençoado este mundo de cabos onde a pouco e pouco vamos vendo e fazendo elos de ligação numa ajuda mútua, porque doentes ou não, com familiares ou não, alegres ou não, optimistas ou não...todos, mas todos precisamos de aprender de uma vez por todas que é no dar as mãos, abraçar e beijar que os fardos penosos do mundo se tornam mais leves.

Logo que possa irei visitar o blogue de Coragem, que um dia terá a coragem de contar a sua vivência pessoal (ou não, o que respeito) e este Sidadania II também virei visitar.

Obrigado e vamos em frente que atrás vem gente e p'ra frente é que é o caminho.

Um abraço a todos

sideny disse...

paulo
muito bonito o post que escreveu a coragem.
ja la andei a ler no blogue da coragem,gostei bastante.
a coragem desejo-lhe tudo de bom
abraco

. intemporal . disse...

Fatyly
No livro da vida existe uma protagonista que imortalizo desde já. Chama-se Fatyly e é uma luz para o meu ser. Como diz o meu sobrinho: gosto de ti, do chão ao céu, de um lado a outro. :) Nunca encontrei tanta diversidade saudável numa pessoa só!
Convido-te a visitar Coragem. Juntas serão imparáveis... e de que maneira.
Um beijinho especial.

. intemporal . disse...

Sideny
Fico muito contente por ter gostado. Fico também muito feliz por Sideny ser uma menina com 47 anos, que é já muito especial para mim.
A Coragem é também muito especial, estou certo que gostará de si e que continuará a gostar dela.
abraço amigo.

Fatyly disse...

Paulo
Essa definição feita pelo teu sobrinho é simplesmente genial e digno de regsito.
Obrigado pelas tuas palavras e eu que não sou nada dada a "elogios" digo sempre e à moda da minha terra: oh pá fico sem jeito:)

Quando pego num blog leio de fio a pavio, mas leio mesmo e depois com a ponta do novelo fico ou não, mas irei sim à Coragem com a coragem que Deus me deu. Daí visitar poucos blogues e quando estes param ou acabam avanço para outros onde eu possa aprender porque nunca é tarde para se aprender a ser humano, a ser coerente, a...tantas coisas.

Um beijo rapaz e força:)

Borboleta disse...

Paulo
Passei por aqui para te deixar o meu novo blog.

www.voosdeumaborboleta.blogspot.com

Este passa a ser o meu blog pessoal, espero ver-te por lá ;)

Bons vôos e muitos beijinhos

Maísa disse...

A Coragem tem todos os motivos e mais alguns para abraçar com carinho, esperança e solidariedade a vossa causa, por também ela ter sentido no corpo e na alma todo o sofrimento de ter bem perto de si alguem que muito amava com a patologia da SIDA.
Eu também abraço a causa, muito embora a mesma não assuma os contornos com tamanho significado que a Coragem lhe atribui.
Conheço a coragem destas andanças , há cerca de quase um ano, e vejo nela uma mulher de força, determinação, perseverança, atitude, solidária, amiga, honesta, directa mas também muito sofrida.
O sofrimento faz-nos crescer, muito embora todos nós o dispensássemos.
A si Paulo pela atitude, pela garra, e pela coragem deixo o meu abraço solidário e o meu bem haja.
Continue a lutar.
Beijinho.

. intemporal . disse...

Fatyly
Acredito plenamente que quando te dedicas a um blog, o fazes de corpo e alma. Não és mulher de meias palavras nem de meias atitudes.
Orgulho-me por te ter no Sidadania, assim como me orgulharei por te ter também nos Riscos de Vida, onde te sentirás bem, nos relatos de uma mulher corajosa, de dentro para fora.
Um beijo especial.

. intemporal . disse...

Borboleta
Obrigado pela visita e obrigado pelo convite... Lá passarei para sentir o teu forte bater de asas.
Beijinho

. intemporal . disse...

D. Antónia Ferreirinha
Muito mas muito obrigado pela sua visita.
De facto, a causa da SIDA, toca principalmente os infectados e afectados como é o caso de Coragem. Mas deve tocar também todas as pessoas, para que a possam prevenir e para que possam ser solidárias com aqueles que dela padecem.
Qualquer pessoa é susceptível, pelo que, temos de estar todos preparados, na prevenção, na desmistificação e na luta contra o preconceito, o estigma e a discriminação.
Tudo o que diz relativamente a Coragem são adjectivos que a constituem, somente pelo facto de ser a bela pessoa que é.
Retribuo a abraço que me oferece e espero encontrar sempre a sua presença na blogosfera.
Graças a Si também, continuarei a lutar...